Suco De Beterraba -Estresse Oxidativo e Envelhecimento – Drª Marcia Tornavoi

As projeções mais recentes indicam que o número de adultos com 65 anos ou mais deve dobrar até 2050.
O aumento do estresse oxidativo, uma característica do envelhecimento, coincide com a diminuição de óxido nítrico no organismo e o aumento de doença degenerativa crônica.

Para esse fim, são necessárias estratégias translacionais baseadas em evidências para mitigar o impacto eminente na saúde. A suplementação dietética de nitrato, particularmente na forma de suco de beterraba, é uma área ativa de investigação que ganhou considerável atenção nos últimos anos.

Evidências convincentes revelaram que o suco de beterraba pode provocar respostas fisiológicas potentes que podem oferecer benefícios de saúde associados a vários distúrbios clínicos, incluindo hipertensão, demência e sarcopenia ( fraqueza muscular).

Mesmo na ausência de doença aberta, as deficiências relacionadas à idade na função muscular cardiovascular e esquelética podem se beneficiar da suplementação de suco de beterraba, pois as evidências demonstram efeitos na redução da pressão arterial e melhora na função contratilidade muscular – presumivelmente pelo aumento da biodisponibilidade do óxido nítrico. Isso, por sua vez, apresenta uma oportunidade prática para populações suscetíveis de melhorar a facilidade de movimento e tolerância ao exercício, as quais podem promover maior grau de atividades físicas e autonomia.

Uma justificativa teórica detalha os potenciais efeitos à saúde da suplementação dietética de nitrato, em que uma estrutura de trabalho tem como alvo que o consumo de suco de beterraba antes do treinamento com exercícios estruturados pode oferecer benefícios sinérgicos para ajudar no envelhecimento saudável e na vida independente entre adultos mais velhos.

Procure uma Medica Nutróloga, ela será uma parceira essencial para orientar as reposições de nutriente, descobrir intolerâncias alimentares e acompanha-lo no desafio de buscar uma longevidade saudável

Drª Marcia Tornavoi – Médica Nutróloga e Homeopata Bio-FAO. – CRM 58771 – RQE 40397
São Paulo – Consultório 11 3813-2261
Secretaria e Agendamentos 11 98848-3218

Deixe seu comentário

Dra Márcia Tornavoi 
Nutróloga e Homeopata

Graduada pela Faculdade de Medicina Estadual de São Jose do Rio Preto S.P. (FAMERP).

Membro da ABRAN (Associação brasileira de Nutrologia).

Titulo de especialista pela AMB/ABRAN. RQE 40397

Membro do Instituto de Homeopatia BioFAO

Postagens Recentes

Siga nosso Facebook
Nosso Youtube

Receba novidades em seu email