Porque a Cannabis medicinal (Fitocanabinoide) é importante no tratamento de tantas patologias humanas? Drª Marcia Tornavoi

O Sistema Endocanabinoide (SEC) é um aparelho fisiológico que existe naturalmente no nosso organismo, constituído de receptores e ligantes endógenos, conservado filogeneticamente, responsável por diversos controles relacionados à homeostase neuronal.

O SEC é composto por uma série de receptores, moléculas endógenas chamadas endocanabinoides (canabidiol que o nosso organismo produz naturalmente) e enzimas que funcionam como sinais entre as células e os processos corporais.

Os receptores, de acordo com a ordem de descoberta, foram classificados em CB1 e CB2: enquanto o primeiro é responsável pela maior parte dos efeitos psicotrópicos – além de serem o de maior abundância no Sistema Nervoso Central (SNC) – os receptores CB2 tem sua expressão majoritária no sistema imunológico, na micróglia e em condições patológicas como a dor crônica.

É por meio deste sistema que os produtos de Cannabis medicinal interagem com o nosso corpo. Seu objetivo principal é promover o equilíbrio (homeostase), apesar das flutuações do ambiente externo.

Os endocanabinoides e seus receptores se encontram espalhados por todo o corpo, executando tarefas diferentes em cada parte do organismo, tendo como representantes principais os moduladores sinápticos relacionados ao controle neural do humor, do apetite, do sono, da digestão, do metabolismo e do sistema imunológico.

É por causa da necessidade de modulação desse sistema que os produtos de Cannabis medicinal são amplamente utilizados como opção de tratamento para um grande número de doenças, com melhoras espetaculares dos quadros clínicos e qualidade de vida dos pacientes.

Sou médica prescritora autorizada, cadastrada em diversas plataformas. Faremos uma parceira segura para orientar as suas prescrições.

Drª Marcia Tornavoi – Médica Nutróloga e Homeopata Bio-FAO. – CRM 58771 – RQE 40397
São Paulo – Consultório 11 3813-2261
Secretaria e Agendamentos 11 98848-3218

Deixe seu comentário

Dra Márcia Tornavoi 
Nutróloga e Homeopata

Graduada pela Faculdade de Medicina Estadual de São Jose do Rio Preto S.P. (FAMERP).

Membro da ABRAN (Associação brasileira de Nutrologia).

Titulo de especialista pela AMB/ABRAN. RQE 40397

Membro do Instituto de Homeopatia BioFAO

Postagens Recentes

Siga nosso Facebook
Nosso Youtube

Receba novidades em seu email