Drª Márcia Tornavoi
Médica Nutróloga
CRM 58771
RQE 40397

Drª Márcia Tornavoi 
Médica Nutróloga 
CRM 58771
RQE 40397

Por que as pessoas acordam durante a madrugada? – DrªMarcia Tornavoi

Porque ocorre picos de Hormônio cortisol – que é o hormônio do stress – um hormônio de alerta.

E por que isto acontece?

1ª causa – Insuficiência epifisária que leva a deficiência de Melatonina, o hormônio que nos faz dormir e também protege nosso cérebro durante o sono.

2ª Resistencia Insulínica – Caso paciente tenha níveis de insulina elevado pode fazer uma hipoglicemia – e o corpo não vai deixa-lo morrer por hipoglicemia na madrugada, então ele libera o cortisol para mobilizar a glicose e compensar a hipoglicemia que foi provocada pela resistência insulínica e aí neste momento a pessoa acorda.

3ª Apneia obstrutiva do sono, causado pelo ganho de peso ou por sinusites obstrutivas crônicas – o cérebro te retira do sono com um pico de cortisol para que você possa voltar a respirar.
Apneia e qualidade de sono não combinam, e aí que está o perigo!
Pois em relação a esfera hormonal do corpo, vemos grandes interferências do distúrbio do sono no funcionamento do organismo e do metabolismo.
A cada noite mal dormida, a pessoa deixa de produzir de maneira ideal a leptina, hormônio responsável por controlar a saciedade, o que pode aumentar o risco de obesidade.

Sem contar que a apneia do sono também atrapalha a produção do GH, o hormônio de crescimento, que ao contrário do que se imagina, também é importante para os adultos.
Quando o GH está em níveis menores do que o indicado, é comum que a pessoa sinta fraqueza, apresente um aumento de gordura abdominal, além de sofrer com deficiência de outros hormônios.

Cansaço, ronco, dificuldade de concentração, diminuição na libido.
Sintomas muito comuns e identificados na apneia do sono, mas acredite: eles também são do hipotireoidismo.

4ª Pessoas com a doença na tireoide têm mais chances de desenvolver o distúrbio do sono.
Estudos mostram que entre 25 e 100% dos pacientes com hipotireoidismo apresentam apneia do sono

Isso acontece porque pacientes com hipotireoidismo geralmente apresentam acúmulo do ácido hialurônico, presente nos tecidos do corpo. Essa concentração da substância no corpo une-se com a água em nosso organismo e com o depósito de proteínas.
Como resultado, há uma hipertrofia na língua, pescoço e das paredes faringolaríngeas, o que ocasiona a obstrução das vias aéreas superiores, a apneia obstrutiva do sono.

Outra causa comum:

5ª Síndrome da perna Inquietas – que muita gente não conhece, mas acomete de 5 a 10% da população adulta no brasil.
Que é um conjunto de sintomas e desconforto, dor, pontadas, agonia nas pernas que obriga a pessoa a mexer as pernas para que se sinta aliviada – no entanto sua persistência não deixa com que a pessoas retome o sono – porque quando recomeça a dormir vem outro estimula para mexer as pernas – este comichão retarda a retomada do sono que pode nem mais acontecer.
Esta síndrome ocorre por deficiência de ferro – Anemias e por distúrbios neurológicos por deficiência de dopamina, que é um mensageiro químico (um neurotransmissor) que modula o humor e a ansiedade.

Pensando nestas 5 hipóteses e tratando cada uma delas
com a correção dos hormônios da tireoide,
suplementando adequadamente a melatonina
Reeducando a dieta e o estilo de vida para reverter da resistência insulínica
suplementando os precursores da dopamina
dificilmente a pessoa vai voltar a acordar na madrugada
É um trabalho que deve ser feito em parceria com um médico que tem um olhar voltado para as ”causas do não dormir” e corrigi-las na sua origem, sem excessos de medicações que apenas irão remediar o problema.

Drª Marcia Tornavoi – Médica Nutróloga e Homeopata – CRM 58771 – RQE 40397
São Paulo – Consultório 11 3813-2261
Secretaria e Agendamentos 11 98848-3218

Deixe seu comentário

DRª MÁRCIA TORNAVOI
MÉDICA NUTRÓLOGA
CRM 58771 • RQE 40397

Titulo de especialista pela AMB/ABRAN. RQE 40397

Postagens Recentes

Siga nosso Facebook
Nosso Youtube

Receba novidades em seu email