Pneumonia: Peça a seu médico orientação alimentar e soluções naturais complementares para o tratamento

 

A pneumonia é uma infecção respiratória que faz com que os sacos de ar nos pulmões sejam preenchidos com pus ou líquido. É mais provável que a infecção afete aqueles com um sistema imunológico enfraquecido.

No entanto, existem muitas causas diferentes de pneumonia que podem ser classificadas em infecções bacterianas, virais e fúngicas ou por contaminação química.

A pneumonia pode ser tratada  de vários  métodos diferentes, e estes geralmente dependem do tipo de pneumonia, sua gravidade, idade e estado geral de saúde atual.

Dadas as diferentes causas de pneumonia, é importante que o seu médico examine seu caso minuciosamente e prescreva as soluções apropriadas para  a cura efetiva da doença.

Muitas vezes, os antibióticos são prescritos, assim como medicamentos para tosse ou expectorantes, analgésicos como aspirina ou ibuprofeno e corticosteróides.

No entanto, esteja ciente de que esses medicamentos podem ter efeitos adversos que podem exacerbar sua condição. É por isso que você pode pedir ao seu médico que procure soluções naturais para o tratamento complementar, usando o mínimo de medicamentos químicos possível para cada caso.

Homeopatia, bioFAO e uma variedade de ervas, plantas e alimentos podem ajudar a alcançar esse objetivo.

São eles:

Chá de feno-grego – Sementes de feno-grego pode ajudar a limpar o muco acumulado no corpo e aliviar a tosse. O chá de feno-grego também pode ser útil para febre, induzindo o suor que pode eventualmente reduzir a temperatura do corpo.

Astrágalo – Planta conhecida por aumentar seu sistema imunológico e aumentar a resistência do seu corpo a vírus e bactérias.

Óleo de orégano – Este óleo essencial possui propriedades antivirais, antibacterianas e antifúngicas que podem ser úteis para pacientes com pneumonia.

Manjericão – Também conhecido como tulsi, possui habilidades antivirais e antifúngicas.

Alho – Possui habilidades antibacterianas e antivirais. Os principais benefícios para a saúde deste vegetal bem conhecido estão intimamente ligados a um composto chamado alicina.

Echinácea – É uma panta útil para pacientes com pneumonia porque possui capacidades antivirais e antibacterianas. Aumentando efetivamente a função do sistema imunológico.

Gengibre – Ajudar a eliminar as toxinas. Pode adicionar gengibre fresco ou seco às suas refeições ou em forma de chá.

Alguns alimentos que devem estar no cardápio são: laranja, abacaxi, morango, brócolis, espinafre e tomate.  Muita água e repouso. 

Drª Marcia Tornavoi – Médica Nutróloga e Médica Bio-FAO. -CRM 58771 RQE 40397

São Paulo 11 3813-2261       São Paulo   11 5579-9090       Uberlândia 34 3255-2112

Menu