Os riscos do uso de Bisfenol A (BPA) e dos Ftalatos (BBP): Asma, TDAH, Autismo, Diabetes, Doenças cardiovascular, Infertilidade e Obesidade – Drª Marcia Tornavoi

Todos nós já ouvimos falar dos riscos do Bisfenol A, um produto químico usado para fazer plásticos duráveis. Pode ser encontrado em mamadeiras, brinquedos, garrafas de água e no revestimento de latas de alimentos. Tem sido associado ao desenvolvimento do diabetes e das doenças cardiovasculares.

Recentemente, vimos uma mudança para itens “sem BPA”, especialmente depois que o FDA proibiu o uso de BPA em embalagens de fórmulas para bebês .

Os ftalatos (BBP) são outro grupo químico popular que assim como o Bisfenol A, são desreguladores endócrinos , são encontrados em plásticos macios e maleáveis, cosméticos e farmacêuticos. Pesquisas anteriores conectaram os ftalatos a vários problemas de saúde, incluindo asma , TDAH , diabetes tipo II , distúrbio do espectro do autismo e problemas de fertilidade masculina . Mas, esses produtos químicos onipresentes poderiam ajudar a explicar o aumento drástico da obesidade? Uma nova pesquisa conduzida no Texas A&M Health Science Center descobriu que a exposição a um determinado ftalato pode aumentar epigeneticamente o armazenamento de gordura em nossos corpos mesmo antes de nascermos. O estudo foi publicado no Journal of Molecular and Cellular Endocrinology .

O professor assistente e autor principal, Dr. Mahua Choudhury, conduziu o estudo usando células-tronco, que são indiferenciadas e capazes de se tornarem várias células especializadas. As alterações epigenéticas que eles investigaram nas células-tronco, portanto, podem afetar o feto enquanto ele se desenvolve. Eles descobriram que os níveis de adipogênese (formação de células de gordura), como resultado da dose de BBP, podiam ser até cinco vezes maiores que o normal.

“Esses resultados são importantes, mas são apenas o primeiro passo em um estudo mais aprofundado”, alertou Choudhury.

Da mesma forma que o BPA, o BBP é encontrado em vários produtos de consumo, incluindo pisos de vinil e tapetes. No entanto, os seres humanos são mais frequentemente expostos a este produto químico através do consumo de alimentos. Embora não esteja envolvido na preparação de alimentos, ele pode ser encontrado em correias transportadoras e acessórios de plástico em máquinas que processam alimentos preparados. Em seguida, penetra nos alimentos expostos aos cintos e outros materiais.

Os Estados Unidos estabeleceram limites aos níveis de BBP permitidos em vários produtos, mas não adotaram medidas tão estritas quanto a União Europeia (UE). A UE proibiu o BBP de todos os brinquedos e itens para crianças, incluindo a proibição de criação e importação desses itens na UE. O BBP é mesmo proibido no esmalte de unhas na UE, pois o produto químico é considerado como tendo efeitos cancerígenos, mutagênicos e tóxicos na reprodução.

“A questão é muito complexa”, disse Choudhury. “Acho que ainda não há evidências suficientes para o governo intervir.”

Se esse produto químico prolífico pudesse afetar o armazenamento e a produção de gordura de um feto, poderia ajudar a explicar a epidemia de obesidade que assola a América?

Um terço dos adultos americanos são obesos e o custo médico anual  altíssimo,  Ravi Sonkar, Ph.D., pesquisador da Faculdade de Farmácia do Texas A&M Rangel que trabalhou no estudo, disse: “ Por muitos anos, vimos a obesidade como um problema muito simples, que tinha a ver apenas com dieta e inatividade.”

A co-autora Catherine A. Powell, Ph.D., também da Faculdade de Farmácia Texas A&M Rangel, comentou:  “Os pesquisadores investigaram o papel da genética na obesidade, mas não prestamos muita atenção ao impacto que o ambiente pode causar sobre como nossos genes são expressos.”

Embora existam muitos outros fatores que contribuem para o aumento do peso e gordura corporal, a influência epigenética descoberta neste estudo pode fornecer uma peça adicional ao quebra-cabeça da obesidade.

Source: Sonkar, R., Powell, C.A., Choudhury, M. (2016). Benzyl butyl phthalate induces epigenetic stress to enhance adipogenesis in mesenchymal stem cells. Molecular and Cellular Endocrinologyin press.

Reference: Texas A&M Health Science Center. Can Plastic Program Your Baby to be Obese? Vital Record. 17 May 2016. Web.

Drª Marcia Tornavoi – Médica Nutróloga e Médica Bio-FAO. -CRM 58771 RQE 40397

São Paulo 11 3813-2261      São Paulo 11 9 9131-5044        São Paulo   11 5579-9090       Uberlândia 34 3255-2112

Menu