Com o resultado do Projeto Genoma Humano em 2000, descobrimos que somos 99,9% geneticamente idênticos. Portanto, a soma de todas as nossas diferenças estão em 0,1% do genoma, fruto das mutações e adaptações ao meio ambiente.O perfil genético revela a intenção do seu gene. Os genes constitutivos estão expressos em todas as células, o restante dos genes não.
A respiração e a alimentação são nossas interações mais ativas com o meio ambiente. Os alimentos podem colaborar com a expressão de um gene ou silenciá-lo. Isto pode fazer a diferença entre adoecer grave e lentamente ou preservar a saúde mesmo com o avançar da idade.A Genômica Nutricional é um campo emergente nas ciências da saúde e é considerada a próxima fronteira da era pós-genoma. É composta por duas subdisciplinas distintas, mas que se complementam para resultar na nutrição personalizada: a nutrigenômica e a nutrigenética.A Nutrigenômica considera a influência de nutrientes específicos ou dietas complexas na expressão gênica.
A Nutrigenética estuda como a variabilidade genética interfere na resposta individual a dieta.
Apesar de nossa constituição genética ser fixa, nossa alimentação e estilo de vida que influenciam a expressão de nossos genes, são variáveis. Assim, eles podem ser adaptados ao nosso retrospecto genético e as nossas necessidades exclusivas (Nutrigenética). Ao atuar na expressão dos genes, déficits relacionados à constituição genética individual podem ser contrabalanceados e sua repercussão negativa na saúde pode ser reduzida, postergada ou mesmo prevenida (Nutrigenômica). Utilizando o DNA presente na saliva, em parceria com laboratórios especializados em Genética Avançada, podemos identificar genes e polimorfismos associados às predisposições. .
De acordo com o mapa genético de cada individuo será realizada uma orientação nutrológica personalizada.