Um novo estudo, apresentado na edição de fevereiro de 2012 da revista Neurology, descobriu que níveis baixos de um ácido graxo ômega3 podem envelhecer o cérebro. Mais rapidamente, bem como reduzir a memória e as habilidades de pensamento.
O estudo envolveu 1.575 pessoas com uma idade média de 67, todas saudáveis e livres de demência. Os pesquisadores usaram várias medidas para testar o funcionamento do cérebro, incluindo um exame de ressonância magnética cerebral, testes de função mental, massa corporal e níveis de ômega-3. Eles descobriram que as pessoas com baixos níveis de DHA o omega-3, uma das duas gorduras essenciais encontrados nos peixes, na verdade, tinham cérebros menores. Esses mesmos participantes azarados obtiveram as menores pontuações de memória visual, resolução de problemas, pensamento abstrato e outros testes mentais.Isso não é tudo. O estudo mostrou que níveis baixos de DHA no corpo aumentam a “idade” do cérebro por dois anos. No espectro oposto, as pessoas com os mais altos níveis de DHA se saíram muito melhor nos testes de função do cérebro e reduziu drasticamente o risco de Alzheimer e da demência.Os níveis adequados de DHA para a saúde do cérebro faz sentido quando você considera o seu cérebro é cerca de 60 por cento de gordura. O córtex cerebral do cérebro de um bebê é constituído de 15 a 20 por cento de DHA.

Ômega-3 DHA também ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, diabetes e câncer. Uma ótima maneira de obter esses ácidos graxos essenciais é comer peixes como salmão, atum, sardinha e arenque várias vezes por semana, assim como as castanhas em geral.
Como?
Você também pode pedir orientação médica para tomar um suplemento omega-3 que inclui DHA e EPA.
Fonte: Health solutions – Jonny Bowden, PhD