Uma pesquisa recente diz que sim: A inflamação
Quando adoecemos, por exemplo com uma gripe ou qualquer processo infeccioso ficamos mais letárgicos, apáticos com uma enorme incapacidade de sair da cama e do sofá, sinais que também são clássicos na depressão.
Pessoas saudáveis podem ser, temporariamente colocadas num estado de depressão ansiosa, administrando–se uma vacina que provoque inflamação.
A família de proteínas chamadas citocinas desencadeia a inflamação no corpo, e foi demonstrado, nesta e em outras pesquisas, que elas também sobem, e muito, durante episódios depressivos.
A causa mais provável de inflamação são as infecções. No entanto, elas não são a única.
Uma dieta rica em gorduras trans e açúcar também promove inflamação, mesmo em pessoas magras.

A obesidade e o sobrepeso são fatores de risco, pois a gordura do corpo, particularmente a que se acumula na barriga, produz grandes quantidades de citocinas.
Turhan Canli pesquisador da Stony Brook University, em Nova Iorque acreditar que: “Podemos considerar a depressão como uma doença inflamatória. Parece ser algum tipo de reação alérgica ao nosso estilo de vida. O estresse, especialmente o tipo induzido pela rejeição social ou a solidão, também provoca inflamação.”
Estamos literalmente, comendo, bebendo e nos isolando em condições inflamatórias e, portanto, em estados depressivos.
A depressão precisa ser tratada como uma doença física, dietética e social – não uma deficiência mental.
Com a “deficiência mental” vem um estigma de fraqueza. Então é algo que as pessoas, compreensivelmente, têm dificuldade de admiti-la.
George Slavich, psicóloga clínica da Universidade da Califórnia, em Los Angeles disse: “Eu não considero mais a depressão como uma condição psiquiátrica; ela envolve a psicologia, a nutrologia e o sistema imunológico em geral”.
Testes realizados por pesquisadores concluíram que a adição de medicamentos anti-inflamatórios com antidepressivos não só melhora os sintomas como aumenta a porcentagem de resposta ao tratamento.

Carmine Pariante, psiquiatra do Kings College London, disse: Se a depressão puder ser pensada como algo tão comum e inevitável como a inflamação talvez ajude aqueles que sofrem com ela a ser vistos com mais simpatia. Cientistas estão trabalhando em um exame de sangue que possa medir a inflamação em pessoas com depressão.
Portanto já podemos, com a ajuda do médico nutrólogo, mudar nossa dieta usando plantas e alimentos para reduzir a inflamação.
Podemos suplementar os nutrientes adequados pra ajudar a boa função do sistema imunológico e de todos os sistemas do organismo.
Com o tratamento homeopático podemos modular o humor, equilibrando as funções energéticas para criar harmônicos saudáveis aqui e agora, pois, não podemos passar a vida esperando que algo aconteça. A decisão de tomar a própria saúde pela mão é somente de cada um.