Certos alimentos podem ter o poder de reduzir o risco de doenças. Drª Marcia Tornavoi

O galato de epigalocatequina (EGCG), um dos principais polifenóis encontrados no chá verde, que pode ajudar a impedir o crescimento de tumores, ou DHA, um dos principais ácidos graxos ômega-3 encontrados em peixes e nozes, que pode proteger os neurônios e talvez diminuir as chances de desenvolver uma doença neurodegenerativa.

Evidências sugerem que vegetais crucíferos podem ser capazes de retardar o crescimento celular de um dos cânceres mais prolifico – o câncer de mama. É a segunda principal causa de morte por câncer em mulheres, e é fascinante pensar que simplesmente comer vegetais crucíferos – cheios de sulforafano – pode ajudar a retardar o seu crescimento. Embora sejam necessários estudos futuros para fundamentar essas alegações, um dos primeiros estudos clínicos a investigar os efeitos desse composto no tecido mamário canceroso descobriu que ele pode

potencialmente retardar o crescimento de células cancerígenas.

Sabe-se que brócolis e outros vegetais crucíferos, como couve-flor, couve de Bruxelas e couve, contêm sulforafano, um composto que pesquisas anteriores vincularam à prevenção do câncer. Este novo estudo, realizado por cientistas da Oregon State University e da Oregon Health & Science University, foi publicado na Cancer Prevention Research e descreve os possíveis benefícios do sulforafano em retardar o crescimento do câncer, juntamente com outras abordagens bem estabelecidas, incluindo radiação, cirurgia e quimioterapia.

A professora da Faculdade de Saúde Pública e Ciências Humanas da OSU e co-autora do estudo, Emily Ho, explicou: “Nosso objetivo original era determinar se os suplementos de sulforafano seriam bem tolerados e podem alterar alguns dos mecanismos epigenéticos envolvidos no câncer.”

“Ficamos surpresos ao ver uma diminuição nos marcadores do crescimento celular, o que significa que esses compostos podem ajudar a retardar o crescimento das células cancerígenas. Isso é muito encorajador. Pensa-se tradicionalmente que as abordagens alimentares se limitam à prevenção do câncer, mas isso demonstrou que poderia ajudar a retardar o crescimento dos tumores existentes. ”

A diretora do Centro Familiar Moore de Alimentos Integrais, Nutrição e Saúde Preventiva e principal pesquisadora do Instituto Linus Pauling disse que, uma vez que estudos adicionais são conduzidos para esclarecer mais

evidências sobre o efeito do sulforafano e de outros compostos alimentares no crescimento do câncer, eles podem ser administrados em conjunto com as terapias tradicionais para prevenir o câncer, interromper sua recorrência ou tratá-lo completamente.

Este estudo incluiu 54 mulheres que tiveram mamografias anormais e foram agendadas para uma biópsia da mama. No ensaio clínico de 28 semanas, que foi randomizado, duplo-cego e controlado por placebo, as mulheres ingeriram um suplemento que continha sulforafano igual a um copo de brócolis ou um placebo. Em seguida, os pesquisadores avaliaram o efeito quimiopreventivo do sulforafano em biomarcadores seletivos do sangue e dos tecidos mamários.

Vários estudos descobriram anteriormente que mulheres que comem muitos vegetais crucíferos, como repolho, couve-flor, brócolis ou couve, têm menor risco de câncer de mama. O sulforafano, encontrado em grandes quantidades nesses tipos de alimentos, demonstrou modular o risco de câncer de mama em vários estágios da carcinogênese por diferentes mecanismos.

Source: Atwell, L.L., Zhang, Z., Mori, M., Farris, P.E., Vetto, J.T., Naik, A.M., Oh, K.Y., Thuillier, P., Ho, E., and Jackilen Shannon (2015). Sulforaphane Bioavailability and Chemopreventive Activity in Women Scheduled for Breast Biopsy. Cancer Prevention Research, 8:1184.
Reference: Oregon State University. Nutrient slowed cancer cell growth in early-stage breast cancer. Oregon State University News & Research Communications. 10 Feb 2016. Web.

Drª Marcia Tornavoi – Médica Nutróloga e Médica Bio-FAO. -CRM 58771 RQE 40397

São Paulo 11 3813-2261      São Paulo 11 9 9131-5044        São Paulo   11 5579-9090       Uberlândia 34 3255-2112

Menu