A baixa ingestão de vitamina C está associada a disfunção pulmonar

A vitamina C ou ácido ascórbico é um nutriente essencial oriundos da dieta que está envolvido na síntese de colágeno e nos mecanismos de defesa do organismo. É um dos nutrientes antioxidantes mais abundantes no fluido extracelular do pulmão, estando relacionado com o funcionamento saudável do mesmo.
Os níveis de ingestão recomendados é de aproximadamente 200 mg por dia, mas a dose correta depende de características individuais, como idade, peso e sexo e doença a ser tratada. Indivíduos que tomam vitamina C têm 70% menos chance de contrair doenças respiratórias crônicas, como asma e bronquite, do que aqueles que não o fazem.
Os fumantes, no entanto, podem precisar de três vezes mais vitamina C do que os outros, pois o cigarro diminui a vitamina C na corrente sanguínea. Indivíduos que fumam devem acrescentar 25 mg/dia de vitamina C por cigarro. Alguns trabalhos também sugerem que grandes doses de vitamina C podem ajudar a prevenir danos nos pulmões causados pela fumaça de cigarro.
Como a vitamina C é muito sensível à luz, ao oxigênio e às altas temperaturas, o ideal é utilizar pouca água para cozinhar os alimentos. Colocar o alimento com a água fervendo para diminuir o tempo de cozimento. Dê sempre preferência aos alimentos “in natura”, frescos e orgânicos. A terapia de sucos crus pode ajudar a tratar com sucesso a asma e a bronquite. Os melhores alimentos naturais ideais para sucos, de preferência orgânicos, são: damasco, limão, abacaxi, pêssego, cenoura, rabanete e aipo.
PRINCIPAIS FUNÇÕES DA VITAMINA C
· Fortalece os capilares sanguíneos.
· É extremamente importante em tratamentos antialérgicos.
· Ajuda a fortalecer o sistema imunológico.
· É excelente na prevenção de gripes e infecções.
· Atua no organismo como um poderoso antioxidante
.Varre radicais livres, combatendo o envelhecimento da pele e nutre as células
. Participa de diversos processos metabólicos como a síntese de colágeno
.Aumenta a absorção do ferro (Origem vegetal: feijão, espinafre, couve), prevenindo a anemia
· Dá resistência aos ossos e dentes.
. Ajuda na cicatrização, recuperação de fraturas e contusões e sangramento de gengivas.
· Atua no metabolismo de alguns aminoácidos, etc.
SINAIS DE CARÊNCIA DA VITAMINA C
. Ficar marcado com uma mancha roxa na pele sempre que esbarrar em algo pode ser um sintoma causado pela falta de vitamina C no organismo.
· Estar mais propenso ao desenvolvimento de doenças, como gripes e resfriados,
· Gengivas sensíveis que sangram ao escovar os dentes,
· Hemorragia nasal mais frequente
· Astenia (fraqueza orgânica)
· Apatia, ficar sem vontade de fazer nada
· Ora depressão, ora ansiedade
· Cicatrização lenta das feridas
· Aparecimento de pequenas varizes
. Baixa resistência a infecções
PRINCIPAIS FONTESDE VITAMINA C

Frutas frescas (laranja, limão, tomate abacaxi, mamão papaia, goiaba, manga, caju, acerola, kiwi, morango, goji berry, cranberry, lichia), e vegetais frescos (repolho, brócolis, couve-de- bruxelas couve-flor, espinafre, pimentão).
Uma alimentação colorida e variada, através da ingestão de cinco porções diárias de frutas, verduras e legumes pode garantir as recomendações mínimas das vitaminas e minerais. A suplementação deve ser feita com orientação medica.